Sexta, 24 Novembro 2017
Entrada Estrela da Planície O Orfeão

Música Online

Fundado em 7 de Julho de 1993, por iniciativa de Jaime Estorninho, Ex-Presidente da Câmara Municipal de Gavião, fez a sua apresentação pública no mesmo ano, num concerto realizado na Igreja Matriz da Comenda, integrado nas Festas de Natal. Ver Mais

...

Apresentação do Ofeão de Comenda Versão para impressão Enviar por E-mail

Fundado em 7 de Julho de 1993, por iniciativa de Jaime Estorninho, Ex-Presidente da Câmara Municipal de Gavião, fez a sua apresentação pública no mesmo ano, num concerto realizado na Igreja Matriz da Comenda, integrado nas Festas de Natal.

Associação Cultural com 20 anos de intensa actividade, conseguida através do dinamismo e espírito e sacrifício dos seus componentes, que ao Orfeão vêm dedicando muito dos seus tempos livres e horas de descanso, sem qualquer intuito remuneratório.

Composto por 29 elementos de várias idades e profissões, sem qualquer formação musical, comungam no entanto, o mesmo gosto pela música e pelo canto, enriquecendo a sua sensibilidade musical e contribuindo para o enriquecimento Cultural da Freguesia de Comenda, do Concelho de Gavião, e desta Região do Alto Alentejo.

Nestes 20 anos de actividade participou em cerca de 300 concertos na Região do Alentejo, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Região Centro, Região Norte, tendo feito a sua internacionalização no ano de 2002, participando num Encontro de Coros em D. Benito – Espanha e por último em Março de 2009, fez um intercâmbio com o Grupo Coral Flores de Maio, de Porto da Cruz, Ilha da Madeira, tem tido vários convites para o estrangeiro entre os quais para participar nas Europíadas Corais em Viena de Áustria, na Alemanha em Inglaterra, e Barcelona, mas dados os fracos recursos económicos não nos foi possível atender a estas solicitações e outras.

Desde 1993, vem organizando anualmente, por altura da quadra Natalícia, concertos alusivos a esta época festiva em várias freguesias e povoações do Concelho e em vários locais do nosso País, sendo de salientar o seu tradicional CONCERTO DE NATAL na freguesia de Comenda, nesta época festiva tem por tradição realizar mais dois concertos no Lar da Nossa Senhora das Necessidades, na Comenda e Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gavião.

Em 1996, cria uma Escola de Música, dirigida pelo Maestro Paulo Manuel Alfaiate Pires, professor de Educação Musical.

Em 1997, em consequência do trabalho desenvolvido na referida Escola de Música, criou-se a Orquestra Típica da Comenda, que durante 10 anos, foi a única do género na Região do Alentejo, tendo percorrido o País de Norte a Sul, com um repertório que encantou milhares de pessoas, participou em vários encontros de Escolas de Música, e ainda em muitos eventos, a convite de várias entidades.

A Orquestra Típica foi extinta por motivo da saída de vários Jovens para a faculdade e para a vida do trabalho, tendo dado o seu último concerto na Casa do Alentejo em Lisboa, em Janeiro de 2006.

Foi reaberta a Escola de Música em Fevereiro de 2007, com 36 alunos, sob a direção do Professor de Educação Musical e Maestro Domingos António Barreto Redondo, que esteve em actividade até Junho de 2008, tendo terminado por falta de alunos suficientes para o seu funcionamento na época 2008/2009.

Em 2009, foi criada a Secção de Teatro e Etnografia que integrou o Grupo as Cotovias da Comenda, que realizou vários espectáculos de teatro, danças e cantares, espectáculos de variedades, tendo atuado em várias salas do nosso Distrito, o último espectáculo organizado por este grupo foi uma tarde de fados em Janeiro de 2012, após a qual, terminou a sua actividade.

Nesse mesmo ano, alguns elementos do Orfeão decidiram  manter a secção de teatro etnografia, com o intuito de organizarem eventos nessas mesmas áreas.

O Orfeão da Comenda, gravou o seu primeiro trabalho  discográfico em CD e Cassete ,conjuntamente com a Orquestra Típica, em 2003,  na comemoração do seu 10.º aniversário.

Esta Associação, editou igualmente uma Revista no ano de 2002, onde mostra um pouco da história da freguesia de Comenda, suas tradições e suas gentes.

Em 2013 o Orfeão volta a gravar o seu segundo CD, inserido nas comemorações dos 20 anos da Associação.

O Orfeão da Comenda – Estrela da Planície é dirigido desde a sua fundação, pelo Professor e Maestro, Domingos António Barreto Redondo.

Tem de constar deste historial, que todo este trabalho, tem tido a colaboração de vários parceiros que a seguir se descrimina:

 

- MUNICÍPIO DE GAVIÃO – O principal parceiro

- FUNDAÇÃO INATEL – Delegação Regional de Portalegre

- FREGUESIA DE COMENDA.

- LUÍS GONÇALVES

 

Estatísticas

Visualizações de conteúdos : 112608

Em linha

Temos 22 visitantes em linha

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.